quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Resenha: Abandono

 Sempre fui um tanto cética em relação ao sucesso todo que a Meg Cabot faz no gênero YA, e o primeiro livro da autora que, verdadeiramente, me despertou interesse não alterou muito minha opinião, continuo achando exagerados os comentários sobre como seus livros são maravilhosos.
 Li Abandono em cerca de dois ou três dias, mas não me causou frios na barriga de excitação, tampouco me tirou noites de sono. Na verdade, me senti até um pouco entediada e irritada com a protagonista. O livro tem 304 páginas que narram três dias (sim, apenas TRÊS dias em TREZENTAS páginas) e flashes do passado tanto quanto ''obscuro'' da protagonista, Pierce Oliviera. A ideia do enredo é bastante criativa e chama muito a atenção por se tratar de uma garota que teve uma experiência quase morte e acabou se apaixonando pelo rapaz que conheceu na infância e que reencontrou durante a EQM.
 O enredo é uma adaptação moderna do conto de Hades, o governante do mundo dos mortos na mitologia grega, e Perséfone, a mulher que ele escolheu para viver junto dele no Submundo (e que foi para lá obrigada, raptada e mais tarde foi salva pela mãe). A sinopse me lembrou um pouco de Swoon e, por isso, me chamou a atenção, mas, quando realmente tomei coragem para me render à Meg, me decepcionei muito. Não que o livro seja de todo o ruim, mas não me surpreendeu, foi muito do mesmo pra mim (claro, eu já li diversos livros com enredos sobre o Submundo, por isso me pareceu um pouco repetitivo).
 Sobre os protagonistas, Pierce passa grande parte do tempo achando que algo de ruim vai acontecer ou que alguém vai descobrir seus segredos escondidos pelo passado, o que se torna um pouco irritante em certos momentos. Quanto ao John Hayden, a segunda parte do casal nada convencional, ele é um tanto grosso, o que me chateou bastante (a Meg não soube trabalhar com o protagonista masculino com a pegada perigosa/malvada aqui), mas se torna doce demais ao final, o que também foi muito exagerado.
 Resumindo, não caí nas graças da Meg Cabot como o restante do mundo, mas poderia, sim, simpatizar com outros romances dela, apesar deles nunca serem minha primeira opção. Não vou abandonar a série, terminarei de ler a trilogia apenas para ver que desfecho a autora escolherá, pois o final do primeiro foi bastante intrigante, por assim dizer (nada como Sussurro que quase me enlouqueceu durante a espera pelo segundo livro).
Título: Abandono
Editora: Record
Número de páginas: 304
 Love Always,
Bruna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário