segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Resenha: Extraordinário


Título: Extraordinário
Autor: R.J. Palacio
Número de páginas: 320
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573015
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.



Extraordinário, da R.J. Palacio, nos traz história de August (Auggie) Pullman,  um garotinho de 10 anos que nasceu com um problema genético que fez com que ela nascesse com uma má formação facial, que tornou sua vida mais do que diferente das dos outros garotos da sua idade. Aos dez anos de idade já havia passado por diversas cirurgias, o que tornou impossível que ele frequentasse a escola, até agora. O livro narra, de diversos pontos de vista, o primeiro ano dele na escola, de como é sua adaptação, e de como ele faz o primeiro amigo no ambiente escolar. 

  O livro é narrado em primeira pessoa e é dividido em oito partes, cada uma com um narrador: O Auggie em três delas; sua irmã, Olivia em uma delas; uma das únicas amigas do Auggie na escola, Summer; um amigo da escola dele, Jack Will; a amiga da irmã, Miranda; e o namorado da irmã, Justin. Cada um dá seu ponto de vista, o que torna o enredo bastante interessante. O Auggie é um menino doce, que nos conquista rapidamente; ele não fala de sua doença genética tentando nos fazer sentir pena dele, mas da forma como qualquer criança falaria: de forma inocente.
A nova capa que entrou em circulação recentemente
  Eu não sei se sou mesmo feita de gelo ou se outras pessoas passaram pela mesma coisa que eu: eu não chorei. Nem se quer me deu vontade de chorar. Achei que o Auggie trata a coisa toda (do Bullying e de todas as outras dificuldades) afim de não nos fazer chorar, mas, apesar disso, conheci muita gente que chorou. Eu não fui uma delas.
   Gostei muito, muito mesmo, de todos os personagens e do enredo, amei o Auggie, e gostei principalmente de como algumas questões paralelas são retratadas, mostrando que, mesmo que haja alguém com um problema gigantesco, as outras pessoas também têm problemas, e não podemos nos esquecer disso.
  Extraordinário, não podia ter um título melhor, pois ele tem mesmo um enredo extraordinário, e um protagonista extraordinário.
  Amei o livro, o li em dois dias, indico à todos que procuram um livro para se emocionar e que tenha um protagonista com o qual se crie uma relação de carinho.

P.S.: Sinto muito pela resenha curta, mas algumas coisas ruins aconteceram e não estou com muita cabeça para escrever. Escrevi mais para me distrair e para não deixá-los sem post.

Love Always,
Bruna.
We miss you, Gio. RIP.

2 comentários:

  1. Sua resenha esta muito boa, parabéns!!
    Por mais que ela esteja um pouco mais curta do que as outras, continuo gostando muito do seu trabalho <3
    Não sei que coisas ruins estão acontecendo com você, mas espero que seja algo passageiro. Por mais que coisas ruins estejam acontecendo, coisas boas estão por vir!
    Não te conheço pessoalmente, mas estou torcendo para que você melhore. E, fique sabendo que mesmo você escrevendo mais para se distrair, seu post ficou ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada mesmo. É muito bom saber que há pessoas apreciando meu trabalho.
      Infelizmente, não é algo passageiro. É algo que ameniza, mas vai estar sempre lá. Tenho isso em mente; o fato de que coisas melhores estão por vir.
      Obrigada, mais uma vez pelo elogio, fico feliz que meu trabalho lhe agrade.

      Excluir