quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Resenha: Cidade dos Ossos


Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 


   Ok, me desculpem pela falta de posts, mas eu ainda ando meio atrapalhada por causa das aulas - eu sou assim, demoro um pouco para me acostumar com mudanças de horários - mas vou tentar me organizar, postar mais e atualizá-los sobre as leituras da vez pela Fanpage do blog. Enfim, esta resenha era para ter saído na segunda-feira, mas como tive prova na terça, não deu para escrever e daí eu tive médico todos os outros dias e me atrapalhei toda. Mas o que importa é que eu precisava escrever sobre este livro hoje por causa do lançamento do filme que será amanhã (e, sim, eu vou amanhã mesmo).
 A resenha de hoje é de Cidade dos Ossos, da Cassandra Clare. Há muito que a série Instrumentos Mortais me chamou a atenção, só que sempre acabava passando algum outro livro na frente ao invés de comprá-lo logo. Mas, contudo, entretanto, com o lançamento do filme, sempre tem aquela coisa: ''Ai meu Deus, a capa vai mudar!!'' e, com isso, acabei comprando logo para não correr o risco de pegar um exemplar sem aquela capa linda. O livro não é dos mais baratos, peguei R$31,90 em promoção na Saraiva, mas o preço original é R$39,90 (COM PÁGINAS BRANCAS E CAPA MAIS MOLE QUE O NORMAL!!); mas a quantia vale a pena, a série já se tornou minha segunda favorita do gênero (sim, eu separo minhas série por gêneros, me julguem).
 Logo no início da leitura achei que não gostaria do livro, não me perguntem o porquê, mas achei que não me agradaria. Porém, o Jace entrou em cena e esse seu jeito irresistível de agir veio junto com ele e me conquistou em questão de segundos, ou melhor, de páginas. A estória te prende e te mantém preso porque sempre acontece algo novo. Claro que tudo gira em torno de uma única motivação (SPOILER: a busca pelo Cálice Mortal e pela mãe da Clary), mas parece que cada vez que se descobre uma coisa nova, surge mais uma dúvida, mais um ''X da questão'', e é por isso que o enredo não se torna cansativo. Tem também aquela pegada de romance, triângulo amoroso e tal, mas o que realmente torna o livro tão bom é a motivação do todos e de cada um dos personagens, principalmente do Jace e da Clary, e também as grandes surpresas ao final.
 Quando estava lá pela metade do livro, já estava ansiando pelo segundo livro, e completamente apaixonada pela narrativa da Cassandra e pelo Jace, claro. Os personagens foram muito bem construídos, cada um com sua personalidade marcante, cada um com seus conflitos internos. A autora tratou de um assunto que já estava sendo bastante usado na época (vampiros, demônios, lobisomens, etc.) de um jeito ''inovador'', introduzindo os Nephilins, que caçam demônios e outras criaturas se elas saírem da linha, e então tem a Clary, uma humana que supostamente não deveria vê-los, mas que os vê por algum motivo e acaba entrando para este ''mundo paralelo'' após ser atacada por um demônio horrendo e salva por Jace. O passado da Garota está repletos de segredos que nem ela sabia, e eles trabalham duro para conseguir descobrir quais são estes segredos. Clary, ou Clarissa, não é uma dessas protagonistas irritantes, que esperam ser salvas ou que façam tudo por ela, muito pelo contrário, ela é corajosa, vai e faz. E o Jace é dono de um gênio forte, bastante sarcástico, bastante metido também (costumo descrevê-lo com ''lindo, loiro e metido''), mas apaixonante, com mania de achar que pode salvar o mundo, mesmo que isto custe sua vida. Os personagens secundários são bastante marcantes também, mas se eu for descrever cada um a resenha vai ficar enorme.
 Resumindo, o livro me conquistou. Estou apaixonada pela série e alucinada para comprar o segundo livro e assistir ao filme - sozinha, para ninguém me ver incrivelmente animada e estranha - indico a todos que esperam aventura, romance, temas sobrenaturais e uma pitadinha de mistério. Merece um 10/10.


 P.S.: Pra quem ainda não leu o livro, na Saraiva está com um preço bom e ainda vem com um convite para asssistir ao filme: http://goo.gl/wXiGQU

 Título: Cidade dos Ossos - Os Instrumentos Mortais #1
 Autor: Cassandra Clare
 Número de páginas: 462
 Editora: Record

Nenhum comentário:

Postar um comentário